Desde 2012 a mudar mentalidades...
O porquê de conhecer melhor as aves marinhas da costa portuguesa
POR SIDÓNIO PAES
17.05.2022
Sidónio Paes fala-nos sobre as actividades de observação de aves marinhas, as muitas espécies que têm sido vistas entre o Cabo Raso e o Cabo Espichel – que por vezes surpreendem – e a importância desta monitorização.
A Associação Clube Xzen, organização sem fins lucrativos, promove várias atividades ao ar livre com o objectivo de aproximar crianças e jovens à Natureza e às Ciências – e tem feito um trabalho notável desde 2012. Actividades essas que passam por atividades divertidas no meio do campo, dando a conhecer melhor o mundo das “Orquídeas mentirosas”, “Serpenteando pelo campo” para procurar pistas sobre répteis, ou “À noite com as Aves”, entre outros, no quais os sócios e não sócios se envolvem em programas que promovem o conhecimento sobre aquele tema, desafios divertidos propostos pelos orientadores e sempre com a mão na natureza.
Em 2019, o Xzen propôs o desafio de criar um passeio de barco com a SeaEO Tours para Observação de Aves Marinhas e de Cetáceos em Lisboa. Nos últimos anos, os passeios foram tendo vários tipos de inscrições, desde os mais novos aos acompanhantes, até aos mais profissionais fotógrafos e amantes de aves em Portugal. Os passeios têm naturalmente uma vertente muito abrangente sobre o mundo da biodiversidade marinha, fruto da cooperação entre o Pedro Henriques (Fundador do Xzen), dos sócios adultos que provêm de diferentes áreas de formação académica, de mim como biólogo marinho, mas sobretudo da imensa curiosidade dos participantes mais novos.